top of page
  • allanalmeida2

Bolsista de mestrado do PRH 48.1/UFPE/ANP/FINEP participou do CBENS 2022

Atualizado: 20 de set. de 2022

Parabenizamos o bolsista de mestrado do PRH 48.1/UFPE/ANP/FINEP, João Victor Furtado Frazão de Medeiros, que participou do IX Congresso Brasileiro de Energia Solar (CBENS) 2022 realizado em Florianópolis, Santa Catarina, entre os dias 23 a 27 de maio de 2022.



O bolsista é orientado pelos docentes do PRH 48.1, Olga de Castro Vilela e Emerson Torres Aguiar Gomes.




João Victor apresentou o trabalho “Avaliação de modelos utilizados na estimativa da radiação difusa na resolução dos minutos para uma cidade de baixa latitude”.

Descrição do trabalho: O presente artigo avalia os modelos de decomposição da irradiância global horizontal utilizados na estimativa da irradiância difusa para dados na resolução dos minutos. Foi observado nos resultados que dentre os 12 modelos avaliados, 3 se destacam para a região de Petrolina, descrevendo melhor o comportamento da radiação difusa na resolução temporal avaliada


O evento foi uma ótima oportunidade de conexão entre pesquisadores da América Latina, e também de aprofundar os conhecimentos sobre o mercado fotovoltaico, que ontem se tornou a terceira maior fonte da matriz elétrica nacional, superando as termoelétricas de gás natural e de biomassa. Além disso, foi possível prestigiar a divulgação do livro do Prof. Naum Fraidenraich "Ciência e Tecnologia Solar no Brasil: 60 anos" junto aos amigos do Centro de Energias Renováveis da UFPE.




O bolsista também participou do curso de "Comissionamento de Sistemas Fotovoltaicos e Métricas de Desempenho" organizado por membros da Fotovoltaica UFSC, que permitiu a troca de experiências entre os participantes e muito conhecimento.


Para mais informações sigam nossas redes sociais (Linkedin, Instagram, twitter) e nosso website (https://www.prh48ufpe.com.br/), bem como o site dos gestores dos PRHs (FINEP e ANP).

6 visualizações0 comentário
bottom of page