top of page
  • allanalmeida2

Bolsistas do PRH 48.1/UFPE/ANP/FINEP participaram do XI PDPetro 2022

Parabenizamos os bolsistas do PRH 48.1/UFPE/ANP/FINEP, Gabriel Lúcio (graduação), Bruno Carvalho (graduação), Tallys Mineiro (graduação), Wesley Michael (mestrado), Manoella Almeida (mestrado), Ialy Aguiar (doutorado) e Allan Albuquerque (pesquisador visitante) que participaram XI Congresso Brasileiro de P&D em Petróleo e Gás, realizado em Belém, Pará, entre os dias 10 e 12 de novembro de 2022. A viagem foi custeada via taxa de bancada do PRH 48.1 (passagens áreas, diárias e inscrição).




Gabriel é orientado pelos docentes do PRH 48.1, Darlan Carvalho e Paulo Lyra. O bolsista apresentou o trabalho "Simulação Composicional utilizando o método Multinível via formulação IMPEC"


Descrição do trabalho: O trabalho focou em avaliar o custo computacional de uma nova formulação multinível em um modelo composicional de reservatório de petróleo. Para isso, foram comparadas soluções de problemas de reservatório retratados em uma escala fina e utilizando os métodos desenvolvidos. Com isso, espera-se que seja possível desenvolver modelos cada vez mais realísticos com um relativo baixo custo computacional.


Bruno é orientado pelos docentes do PRH 48.1, Antonio Celso Dantas Antonino e José Antonio Barbosa. O bolsista apresentou o trabalho "Petrophysical properties of Volcanic Rocks from Pernambuco Basin - Potential for CO2 sequestration through mineralization".


Descrição do trabalho: O trabalho almejou verificar as propriedades petrofísicas de três litotipos de rochas vulcânicas da bacia de Pernambuco, verificando assim seu potencial para sequestro e armazenamento de carbono(CCS) via mineralização, comparando os resultados com projetos pilotos da tecnologia. Foram utilizados os métodos de petrofísica para obter, através de permeâmetro e porosímetro a gás, permeabilidade e porosidade das amostras. Também foi utilizada a microtomografia de raios X para observar e comparar os resultados. A avaliação feita demonstra que a bacia possui um potencial, principalmente, pela porosidade e fraturamento das rochas estudadas, mas é necessário um estudo mais aprofundado e experimental da injeção de CO2 para verificar a possibilidade.



Manoella é orientada pelas docentes do PRH 48.1, Bruna Soares Fernandes e Sávia Gavazza. A bolsista apresentou o trabalho "Emprego de consórcio microbiano na biorremediaçao de hidrocarbonetos aromáticos provenientes do óleo bruto".


Descrição do trabalho: O trabalho almejou avaliar uma co- cultura dos gêneros Streptomyces clavuligerus e Bacillus firmus que foram isoladas a partir do Lodo anaeróbio da Estação de Tratamento de Efluentes Industriais (ETDI), onde utilizou a técnica de biorremediaçao para degradar mais de 70% do fenantreno em 10 e 30 dias sendo um composto que faz parte dos 16 HPAs prioritários em estudos ambientais de acordo com a Agência de Proteção Ambiental dos Estados Unidos (EPA), com isso verificou o potencial dessas co-culturas em biorremediar ambientes impactados pelo derramamento de petróleo bruto.



Tallys é orientado pelo docente do PRH 48.1, Igor Fernandes Gomes. O bolsista apresentou o trabalho "Aspectos técnicos e legais para o desenvolvimento de projetos de captura e armazenamento de carbono no Brasil".


Descrição do trabalho: O trabalho almejou fazer um levantamento dos marcos regulatórios concernentes aos projetos de captura e armazenamento de carbono (CCS) em diferentes países e compará-los com a proposta de lei a ser votada para a temática no Brasil, bem como analisar parâmetros técnicos para um bom funcionamento de projetos de CCS. Foi observada uma defasagem legal no Brasil no que concerne a esta temática é uma falta de incentivos fiscais. Além disso, o Brasil se mostrou legalmente mediano as etapas temporais de estabelecidas nos marcos regulatórios.


Wesley é orientado pelos docentes do PRH 48.1, Artur Paiva Coutinho e José Antonio Barbosa. O bolsista apresentou o trabalho "Potencial para armazenamento geológico de CO2 no campo de Pilar – Alagoas”.


Descrição do trabalho: O trabalho visou o estudo da técnica de Captura e Armazenamento de Carbono - CCS para disposição permanente de CO2 em meio geológico. Devido ao grande potencial das bacias sedimentares, o Brasil possui papel importante para alcançar uma matriz energética sustentável, com baixa emissão de carbono. Dessa forma, o presente trabalho teve como objetivo analisar o potencial para projetos de CCS em reservatórios do Campo de Pilar, Alagoas. Análises preliminares de dados geológicos e geofísicos dos reservatórios de óleo e gás do Pilar, e posterior comparação com dados de locais considerados adequados para projetos de CCS, concluímos que os reservatórios da Formação Coqueiro Seco apresentam parâmetros adequados para armazenamento de CO2. Esses parâmetros incluem profundidades que variam de 500 a 1.000 m, porosidade e permeabilidade médias de 20% e 100 mD, respectivamente, e espessura do reservatório de até 50 m. A pressão e a temperatura nesses intervalos variam de 120 ºF a 180 ºF.


Ialy é orientada pelo docente do PRH 48.1, Antonio Antonino. A bolsista apresentou o trabalho "Barreira reativa permeável para retenção de hidrocarbonetos: uma revisão”.


Descrição do trabalho: As barreiras reativas permeáveis são tecnologias emergentes e inovadoras que representam uma alternativa para a remediação sustentável de efluentes industriais contaminados. O conceito da tecnologia envolve a inserção de uma barreira permeável, que contenha materiais reativos, permitindo a ocorrência dos processos de interceptação e neutralização dos contaminantes. Tecnologias BRPs representam uma excelente alternativa aos sistemas tradicionais para o tratamento de águas residuais da produção de petróleo, uma vez que constitui um sistema de remediação passivo, que não requer o uso de energia para seu funcionamento e apresenta baixos custos de manutenção. Nesse sentido, o trabalho teve como objetivo realizar uma revisão de literatura sobre o impacto das barreiras reativas na melhoria da qualidade de efluentes industriais contaminados com hidrocarbonetos policíclicos aromáticos. Foi realizada uma revisão da literatura voltada para estudos de BRPs no tratamento de hidrocarbonetos. Buscou-se identificar todos os prováveis conjuntos de materiais reativos que podem ser utilizados para tratamento efluentes contaminados por HPAs bem como os principais mecanismos de degradação/remoção de contaminantes envolvidos na técnica de BRP. Além disso, verificou-se o efeito temporal dos processos químicos e hidrodinâmicos na longevidade de meios reativos utilizados em tecnologias de BRP.



O Pesquisador Visitante Allan de Almeida Albuquerque apresentou os trabalhos "Projeto e análise da produção de biodiesel etílico por meio de reações de esterificação e transesterificação em coluna de destilação catalítica híbrida” e "Verificação da real redução no consumo de energia na geração fotovoltaica distribuída – estudo de caso” em coautoria com os bolsistas alunos do PRH 48.1 e PRH 38.1, Acson Gonçalves de Lima e Beatriz Almeida Rodrigues e Silva.


Descrição do trabalho “Projeto e análise da produção de biodiesel etílico por meio de reações de esterificação e transesterificação em coluna de destilação catalítica híbrida”:

O projeto teve como objetivo avaliar a produção de biodiesel etílico com óleos e gorduras residuais (OGRs) por uma nova rota tecnológica utilizando uma coluna de destilação catalítica (CDC) híbrida. O biodiesel se apresenta como um potencial combustível renovável, principalmente com a sólida produção de bioetanol no Brasil, resultando em um processo mais limpo em comparação ao que usa metanol. Este trabalho visa analisar um novo método de produção de biodiesel por meio do uso de catálise sólida e reações e separação ocorrendo simultaneamente, buscando um processo mais ecologicamente correto e eficiente do ponto de vista energético. Foram realizadas simulações do processo com a CDC híbrida sucedida pelas etapas de separação e purificação do biodiesel e do glicerol, além da análise do consumo energético. Todos os processos simulados resultaram em aproximadamente 4,2 t/h de biodiesel (99,97% em massa) além de 0,39 t/h de glicerol farmacêutico (mais de 99,5 % em massa) como subproduto de alto valor agregado, além de menor consumo energético que o processo com CDCs em série.


Descrição do trabalho “Verificação da real redução no consumo de energia na geração fotovoltaica distribuída – estudo de caso”:

O trabalho teve como objetivo principal um estudo comparativo entre a geração de energia real, simulada e esperada de dois arranjos fotovoltaicos distintos. Pelo excelente nível de radiação solar que chega em solo brasileiro, o país é um local de destaque no desenvolvimento da energia solar no cenário mundial. O presente trabalho procurou comparar dois sistemas localizados no Recife e Região Metropolitana através de cálculos utilizando os dados obtidos no sistema de supervisório do inversor, simulações no software PVSyst 7.2 e análises das contas de energias dos locais. Através de um trabalho de acompanhamento do sistema e posteriores cálculos, foi possível concluir que um sistema em específico está produzindo consideravelmente menos, falha esta causada principalmente pela falha em um dos inversores. Através de um estudo de sombras, constatou-se que o outro sistema possui um comportamento de acordo com o esperado produzindo constantemente e bem durante todo o ano.



Para mais informações sigam nossas redes sociais (Linkedin, Instagram, twitter) e nosso website (https://www.prh48ufpe.com.br/), bem como o site dos gestores dos PRHs (FINEP e ANP).


12 visualizações0 comentário

Comments


bottom of page