top of page
  • allanalmeida2

Bolsista do PRH 48.1/UFPE participou do 32º Congresso Brasileiro de Engenharia Sanitária e Ambiental

Parabenizamos a bolsista de graduação do PRH 48.1/UFPE/ANP/FINEP, Francyelle Karolynne Vieira Machado, que participou do 32º Congresso Brasileiro de Engenharia Sanitária e Ambiental, realizado em Belo Horizonte, Minas Gerais, entre os dias 21 e 24 de maio de 2023. A viagem foi custeada via taxa de bancada do PRH 48.1 (passagens áreas, diárias e inscrição).

O bolsista é orientado pelos docentes do PRH 48.1, Antonio Celso Dantas Antonino e José Antonio Barbosa. Bruno apresentou o trabalho "Microtomographic Characterization of Porosity Formed by Alteration Phases in Trachyte Rocks: Application to Non-Conventional Geological Reservoirs".




A bolsista é orientada pelos docentes do PRH 48.1, Wanderli Rogério Moreira Leite e Maria de Lourdes Florencio dos Santos. Francyelle prestigiou a apresentação do trabalho "Produção de ácidos graxos voláteis para geração de polihidroxialcanoato".


Descrição do trabalho: Os ácidos graxos voláteis (AGVs), ainda mais quando derivados de resíduos, são os substratos ideais para a produção de polihidroxialcanoato (PHA) utilizando culturas microbianas mistas. Os PHAs são poliésteres sintetizados por microorganismos como macromoléculas de armazenamento, e vêm se destacando no mercado por suas propriedades químicas semelhantes às de plásticos, derivados da indústria petrolífera, porém totalmente biodegradáveis e biocompatíveis com o meio ambiente. Através do processo de digestão anaeróbia é possível chegar a uma composição previamente desejada do PHA, pois os AGVs produzidos durante a fermentação influenciam diretamente no biopolímero obtido alterando a composição do monômero, que afeta as propriedades físicas e mecânicas do PHA. Sendo assim, a biomassa de algas produzida em sistemas de lagoas de alta taxa pode ser valorizada através da fermentação anaeróbia, sendo aplicada como um pré-tratamento para converter vários compostos orgânicos em AGVs, ricos em carbono e nutrientes ideais para o crescimento de bactérias acumuladoras de PHA.


Para mais informações sigam nossas redes sociais (Linkedin: https://bit.ly/3cfWBtU, Instagram: https://bit.ly/3aawz8m, Twitter: https://twitter.com/PRH48 e nosso website: https://www.prh48ufpe.com.br/)










6 visualizações0 comentário

Comments


bottom of page